top of page
Post: Blog2 Post

AS ARANHAS PODEM VOAR USANDO O CAMPO ELETROMAGNÉTICO DA TERRA

Atualizado: 2 de mai. de 2022


Como as aranhas podem voar? Isso é o que os cientistas estão tentando descobrir.


As aranhas nunca desenvolveram asas em sua trajetória evolutiva; contudo, isso não as impediu de adquirir a fascinante habilidade de alçar voo usando nada além do que alguns fios curtos de teia pendurados em suas traseiras.

Essa habilidade, chamada balonismo, chama a atenção de cientistas há muito tempo, tendo impressionado inclusive Charles Darwin. O inglês, junto a outros cientistas, sugeriu até mesmo que isso poderia ocorrer devido a repulsão eletrostática, que só recentemente veio a ser testada por pesquisadores em 2018.

Estudos conduzidos por pesquisadores da Universidade de Bristol, em 2018, mostram que os campos elétricos gerados por atividade climática poderiam erguer do chão um fio de teia carregado eletrostaticamente junto a uma aranha.


Agora, um novo estudo publicado na Physical Review E modelando a matemática por trás das interações eletromagnéticas em múltiplos fios de teia contribuiu com novos detalhes importantes à discussão.

Não significa que a carga elétrica é necessariamente responsável pelo fenômeno do balonismo, mas o estudo responde várias questões sobre a física em curso.


Estudo aponta como aranhas podem voar


O fato de que as aranhas conseguem adicionar uma pequena carga à sua teia para capturar presas já se tornou foco de estudos há certo tempo.

Infelizmente, medir a atividade eletrostática de um fio curto de teia é bem mais difícil de se fazer sob condições laboratoriais.

Os cientistas optaram por uma abordagem simples, usando um modelo para determinar como um único fio de teia de aranha carregado eletrostaticamente pode interagir com o campo levemente carregado da própria atmosfera.