CÂMARA DE VEREADORES DA VITÓRIA APROVA CONTAS DE ELIAS LIRA E JOSÉ AGLAILSON

Foi realizado o Julgamento das contas dos ex-prefeitos José Aglailson Querálvars (PSB) e Elias Alves Lira (PSD) na tarde desta sexta-feira (03/12) na Câmara de Vereadores da Vitória, através de votação dos parlamentares apreciando o parecer do TCE - Tribunal de Contas do Estado, para rejeitar ou aprovar as contas.

O TCE aprovou com ressalvas três contas de Elias Lira e indicou a rejeição das contas de José Aglailson de 2007, caso as contas fossem rejeitada os políticos ficariam inelegíveis.

Mesmo com o parecer do TCE-PE pela reprovação das contas de José Aglailson a Câmara de Vereadores a provou as contas, por 18 votos a favor do parecer da Casa (e a favor da aprovação das contas do ex-prefeito, exercício 2007); e 1 voto contrário ao parecer da Casa, ou seja, pela rejeição das contas do ex-prefeito.O único voto contrário foi do Vereador André Carvalho (PDT) que seguiu a indicação do Tribunal de Contas.


Carlos Henrique (PP) votou favorável à aprovação “O Tribunal de Contas fala que houve indícios e não que houve de fato irregularidades. Ninguém pode ser condenado, como o vereador André de Bau falou, por meros indícios”, disse ao justificar seu voto.


André Carvalho (PDT) usou a tribuna para justificar seu voto contrário a aprovação. “É claro que ele deixa um legado para a cidade. Mas acho que o compromisso dessa casa é a gente pensar no futuro. Pensar que a partir de agora se todo prefeito que passar pela prefeitura cometer alguma irregularidade, ele sabe que é só convencer a maioria dos vereadores que ele está impune. Eu acho que a gente não deveria mandar essa mensagem para a sociedade”, disse o parlamentar.

As contas de Elias Lira foram: 2010, 2013, 2014. O Tribunal de Contas deu parecer favorável, com ressalvas. As contas do ex-prefeito Elias Lira foram aprovadas por unanimidade,os 19 vereadores seguiram a indicação do Tribunal de Contas pela aprovação.

O Site O Povo Vitória realizou uma enquete nas redes sociais e perguntou como os internautas achavam que os vereadores deveriam votar em relação as contas dos ex-prefeitos.

Em relação as Contas de José Aglailson (2007), 59% disseram que deveriam ser rejeitadas enquanto que 41% disseram que deveriam ser aprovadas; as contas do ex-prefeito Elias Lira (2010,2013,2014) 54% disseram que deveriam ser aprovadas enquanto que 46% disseram que os vereadores deveriam rejeitar.




13 visualizações0 comentário