Minha gente tudo massa? que saudade eu estava de vim aqui compartilhar e aprender com vocês viu, mas estou de volta cheia de descobertas pra contar pra vocês, bora lá?. No artigo anterior, abordamos o BIOMA CAATINGA e conhecemos que só né, e minha proposta é que em cada artigo publicado possamos nos aprofundar ainda mais sobre nosso bioma, que muita vezes é pouco falado ou resumido só em seca e cactos, logo, ele tinha que ser o primeiro né, O Carcará, que é um dos maiores símbolos de representatividade do nosso bioma local. Separamos algumas curiosidades e espero que gostem. Agora chega de proza e vamos lá.

Também conhecido como carcará, carancho, caracaraí (Ilha do Marajó), gavião-de-queimada e gavião-calçudo. O carcará não é taxonomicamente uma água, e sim um parente distante dos falcões. É tanto visto como em bandos numerosos em redor de mamíferos e carcaças. Ocorre em campos abertos, cerrado, borda de matas e inclusive centros urbanos de grandes cidades.
Curiosidades: O que é Taxonomia?
Ciência ou técnica de classificação Ciência que lida com a descrição, identificação e classificação dos organismos, individualmente ou em grupo.
Nome Científico Seu nome científico significa: do (tupy) caracará = onomatopeia indígena para o som emitido por esta ave da família Falconidae; e do (latim) plancus, plangos = águia. ⇒ Águia que emite o som “cará”, “cará”. Medindo cerca de 50-60 centímetros da cabeça a cauda, o peso do macho é de 834 g; a fêmea pesa 953 g e mede cerca de 123 centímetros de envergadura; o carcará é facilmente reconhecível quando pousado, pelo fato de possuir uma espécie de solidéu preto sobre a cabeça, assim como um bico adunco e alto, que assemelha-se à lâmina de um cutelo; a face é vermelha. É recoberto de preto na parte superior e possui o peito de uma combinação de marrom claro com riscas pretas, de tipo “carijó”; patas compridas e de cor amarela; em voo, assemelha-se a um urubu, mas é reconhecível por duas manchas de cor clara na extremidade das asas. Deve seu nome à vocalização que emite. O peso varia de 786-953 gramas. Para melhor identificação desta ave em voo, basta perceber que sua asa é mais estreita (fina) do que a de um urubu, e a cauda também mais longa.

Subespécies
Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies). Indivíduos com plumagem flavística Curiosidades: O que é Flavismo? Flavismo é a ausência parcial da melanina (nesse caso ainda pode ser observado um pouco da cor original da ave), porém presença de pigmentos carotenoides. A ave flavística ou canela se apresenta com a coloração diluída, devido à perda parcial de melanina, tanto da eumelanina (pigmento negro) quanto da feomealina (pigmento castanho).Carcará com ausência parcial da melanina. Alteração genética conhecida como Flavismo
