top of page
Post: Blog2 Post

DEMOCRACIA


Uma breve retrospectiva sobre o tema



Ágora ateniense

O termo democracia vem do grego antigo (demos = povo; kratos = poder; democracia = poder do povo) para denotar os sistemas políticos existentes em cidades-estados gregas, sendo Atenas considerada a principal entre elas nesse quesito. No sistema político ateniense, os cidadãos participavam diretamente das discussões e decisões políticas em uma espécie de praça pública, conhecido com Ágora, eles criaram a democracia direta, porém, apenas homens, filhos de pai e mãe atenienses, livres e maiores de 21 anos eram considerados cidadãos, e esses eram cerca de 15% de toda população.

Com a expansão e invasão dos grandes impérios do ocidente a Grécia perdeu sua autonomia política, e foi pouco antes do surgimento do último grande império do mundo (em questões territoriais) que a fagulha da democracia veio a reaparecer, na República Romana.

O período republicano de Roma é datado cerca de 509 a.c. à 44 a.c. com a nomeação de Júlio César como ditador perpétuo, seu modelo político inspirou muitos pensadores ao longo dos séculos, contribuindo mais com as ideias contemporâneas de democracia do que a Grécia, porém, apenas uma minoria dos romanos eram considerados cidadãos aptos a votar nas eleições para representantes, era a democracia indireta ou representativa.

A liberdade guiando o povo - Eugène Delacroix
A liberdade guiando o povo - Eugène Delacroix

Depois de uma longa recessão a democracia foi ressuscitada pela Revolução Francesa, que pôs em pauta os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, a ideia de nação e de cidadão tal como às temos hoje, e é de lá que vem a ideia de registrar todos os direitos do povo em um documento maior chamado Constituição, e em 1792 a primeira república francesa instaura o primeiro sufrágio completo (todos os homens maiores de idade tem direito a voto). Os ideais da revolução logo se espalharam, mas apenas em 1893 que foi instaurado o primeiro sufrágio universal (direito de homens e mulheres ao voto) pela Nova Zelândia.


À partir do século XX houve no mundo várias ondas democráticas assim como ondas ditatoriais substituindo-as, o que nus mostra que conflitos, condições e disputas de poder internas e externas podem dissolver facilmente o regime democrático de um país-.




Democracia no Brasil


Constituição de 1824

A primeira constituição brasileira foi imposta por D. Pedro I em 1824, e o colocava como poder moderador (um cargo de poder acima do executivo, legislativo e judiciário), as eleições eram indiretas e quem tinha o direito de votar eram homens livres, acima de 25 anos e com renda anual acima de 100 mil reis, essa constituição durou 65 anos, quando elites cafeeiras e o exército, apoiados pelo governo norte americano instauraram a segunda constituição brasileira em 1891, e definia o direito de voto aos homens, exceto mendigos e analfabetos, essa constituição durou 39 anos, quando Getúlio Vargas para amenizar revoltas e tornar legitima sua