top of page
Post: Blog2 Post
Foto do escritorO Povo Vitória

Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno em outubro

A disputa pelas prefeituras em 103 municípios brasileiros poderá se estender para um segundo turno, previsto para o dia 27 de outubro de 2024. O primeiro turno ocorrerá no próximo dia 6 de outubro, e cidades com mais de 200 mil eleitores terão uma nova rodada de votação caso nenhum candidato obtenha maioria absoluta dos votos válidos.


Conforme a Constituição Federal e a Resolução TSE 23.734/2024, apenas os municípios com eleitorado superior a 200 mil poderão realizar segundo turno nas eleições para prefeito e vice-prefeito. Caso nenhum candidato conquiste mais de 50% dos votos válidos, os dois mais votados retornarão às urnas no final de outubro.


Entre as 103 cidades que podem realizar segundo turno, destacam-se as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com 9,3 milhões, 5 milhões e 1,9 milhão de eleitores, respectivamente. Pequenas localidades, como Parauapebas (PA) e Imperatriz (MA), estão no limite dos 200 mil eleitores, o que também possibilita a realização de uma segunda etapa nas eleições.


O total de eleitores aptos a votar nestas localidades soma 60,5 milhões, representando cerca de 38,8% do eleitorado nacional, que ultrapassa 155 milhões de pessoas em todo o Brasil. São Paulo é o estado com o maior número de municípios habilitados a um possível segundo turno, com 30 cidades. Rio de Janeiro (11 cidades) e Minas Gerais (8 cidades) vêm logo em seguida.


O cenário das eleições municipais de 2024 evidencia o crescimento de algumas cidades, que, pela primeira vez, atingiram o patamar de 200 mil eleitores, como Camaçari (BA) e Palmas (TO). Em contrapartida, Governador Valadares (MG) registrou queda no eleitorado, passando de 213 mil eleitores em 2020 para 198 mil em 2024, deixando de figurar entre os municípios aptos a realizar o segundo turno.


O pleito municipal de 2024 será marcado pela grande movimentação em todo o país, com os eleitores decidindo os futuros gestores de suas cidades, em um processo democrático que poderá, em muitos casos, se estender até o final de outubro.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page