Após décadas dividindo a preferência do público nos domingos, o apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, de 74 anos, prestou uma homenagem emocionada ao colega Silvio Santos, que faleceu neste sábado (17), aos 93 anos.
Silvio, uma das figuras mais icônicas da televisão brasileira, morreu em decorrência de uma broncopneumonia após contrair Influenza (H1N1).
Em entrevista ao programa Fantástico da TV Globo, Faustão exaltou o legado deixado por Silvio, afirmando que ele foi uma figura única na história da televisão brasileira. "Todo mundo está consternado. Por mais que ele tivesse 93 anos, Silvio esbanjava energia, vitalidade e isso comove todo mundo. É o cara que popularizou a televisão e deixou uma marca eterna. Assim como Ayrton Senna, Pelé, Roberto Carlos, ele é único. O verdadeiro Rei da TV chama-se Silvio Santos", declarou.
Faustão relembrou momentos de sua carreira em que quase trabalhou ao lado de Silvio Santos. Segundo ele, o dono do SBT tentou contratá-lo em duas ocasiões nos anos 1980, mas as negociações não avançaram. Ele destacou também a principal semelhança entre ambos: a experiência no rádio, o que, segundo Faustão, proporcionou a eles uma maior flexibilidade e capacidade de improviso em suas carreiras na televisão.
O apresentador também ressaltou as dificuldades enfrentadas por Silvio Santos ao longo de sua vida, destacando que, diferentemente de si, Silvio não teve acesso à educação formal e precisou lutar contra preconceitos desde muito jovem. "Ele foi um cara que, com 14 anos, vendia caneta e sofria todo tipo de preconceito. Havia uma guerra, e os preconceitos eram grandes contra os judeus", lembrou.
Recuperando-se de dois transplantes, um de coração e outro de rim, realizados no último ano, Faustão mencionou que não visitou Silvio Santos no hospital para não incomodá-lo. "Assim como eu, quando você está internado, não quer ficar recebendo visita. A gente tem família grande que faz uma chacrinha no hospital", brincou.
Sobre sua própria saúde, Faustão afirmou que continua se cuidando, incluindo sessões de hemodiálise duas vezes por semana. No entanto, ele não demonstrou interesse em retornar à televisão tão cedo. "Tem uma galera talentosa aí, meu amigo Luciano Huck, o Marcos Mion, o Rodrigo Faro", destacou, mencionando outros apresentadores que seguem seu legado na TV.
Comments