top of page
Post: Blog2 Post

FOGUETE CAI NA LUA A 9000KM/h E FORMA CRATERA

O objeto se movia pelo espaço há mais de sete anos quando entrou em rota de colisãocom o satélite natural.


Imagem: Reprodução Socientifica

O foguete, cuja projeção é de que tenha pousado na cratera Hertzsprung, no lado distante do satélite natural. A energia da colisão teria conseguido perfurar uma cratera cujo tamanho, acreditam cientistas, seria de 20 metros de largura.


O ocorrido provavelmente foi no último dia 4, e o impacto teria lançado uma nuvem de poeira lunar a centenas de quilômetros de altura.

Essa é a primeira vez que um foguete cai na Lua acidentalmente. Mas como a colisão com a superfície lunar foi no lado oculto, pode levar meses para os cientistas encontrarem a cratera, para assim confirmar o impacto e possivelmente achar pistas que possam indicar como tudo aconteceu.

A origem controversa do foguete

Muitos especialistas pensam que o lixo orbitante, que vinha rondando pelo espaço por mais de sete anos, seja o estágio superior gasto de um foguete lançado durante uma das primeiras incursões da China para a Lua, em 2014. Mas os oficiais chineses discordam, afirmando que seu estágio superior queimou na atmosfera terrestre alguns anos atrás.


Bill Gray, um astrônomo estadunidense e desenvolvedor do software Project Pluto, que rastreia asteroides, disse estar confiante de que o foguete é, de fato, chinês.

“Estou bem convencido de que não há chances de ser qualquer outra coisa”, contou ele. “Nesse ponto, raramente apontamos algo com tamanha certeza”.

Imagem: NASA via National Geographic

Gray primeiramente previu que os destroços colidiriam com a Lua depois de tê-lo visto passeando pelo espaço em março de 2015. Como o objeto não orbitava o Sol como faria um asteroide, o astrônomo suspeitou que se tratava de algo feito pelo homem.

Oficiais do ministério do exterior da China negam que o lixo espacial seja deles, insistindo que o foguete Chang’e 5 já queimou ao reentrar na atmosfera da Terra. Contudo, especialistas norte-americanos acreditam que eles poderiam estar confundindo o foguete de 20