Guerra na Ucrânia: "Minha cidade está sendo bombardeada, mas mamãe não acredita em mim"
top of page
Post: Blog2 Post

Guerra na Ucrânia: "Minha cidade está sendo bombardeada, mas mamãe não acredita em mim"


Oleksandra diz que sua mãe repete as narrativas do que ouve na TV estatal russa

Oleksandra e seus quatro cães de resgate estão abrigados no banheiro de seu apartamento em Kharkiv desde o início do bombardeio.


"Quando ouvi as primeiras explosões, saí correndo de casa para tirar meus cachorros de seus cercados. As pessoas estavam em pânico, abandonando seus carros. Eu estava com tanto medo", diz ela.


A jovem de 25 anos tem falado regularmente com sua mãe, que mora em Moscou. Mas nessas conversas, e mesmo depois de enviar vídeos de sua cidade natal fortemente bombardeada, Oleksandra não consegue convencer sua mãe sobre o perigo que corre.


"Eu não queria assustar meus pais, mas comecei a dizer diretamente a eles que civis e crianças estão morrendo", diz ela.


"Mas mesmo que eles se preocupem comigo, eles ainda dizem que isso provavelmente acontece apenas por acidente, que o exército russo nunca teria como alvo civis. Que são os ucranianos que estão matando seu próprio povo."


É comum que os ucranianos tenham família do outro lado da fronteira com a Rússia. Mas para alguns, como Oleksandra, seus parentes russos têm uma compreensão contrastante do conflito. Ela acredita que isso se deve às histórias contadas pela mídia russa rigidamente controlada.

Os cães de Oleksandra foram uma fonte de apoio durante o bombardeio

Oleksandra diz que sua mãe apenas repete as narrativas do que ouve nas TVs estatais russas.


"Realmente me assustou quando minha mãe citou exatamente a TV russa. Eles estão apenas fazendo lavagem cerebral nas pessoas. E as pessoas confiam neles", diz Oleksandra.


"Meus pais entendem que alguma ação militar está acontecendo aqui. Mas eles dizem: 'Os russos vieram para libertá-lo. Eles não vão estragar nada, eles não vão tocar em você. Eles estão apenas mirando em bases militares'."


Enquanto estávamos entrevistando Oleksandra, o bombardeio continuou. A conexão com a internet era fraca, então tivemos que trocar mensagens de voz.


"Eu quase esqueci como é o silêncio. Eles estão bombardeando sem parar", disse ela.


Mas nos canais de TV estatais russos, no mesmo dia, não houve menção aos mísseis que atingiram os bairros residenciais de Kharkiv, às mortes de civis ou às quatro pessoas mortas na fila por água.

A mídia russa diz que a ameaça aos civis ucranianos não vem das forças armadas russas, vem de nacionalistas ucranianos usando civis como escudos humanos.


Os canais de TV estatais russos justificam a guerra culpando a agressão ucraniana e continuam chamando-a de "uma operação especial de libertação". Qualquer veículo russo que use as palavras "guerra", "invasão" ou "ataque" será bloqueado pelo regulador de mídia do país por divulgar "informações deliberadamente falsas sobre as ações de militares russos" na Ucrânia.


E agora uma nova lei foi aprovada pelo Parlamento russo que significa que as pessoas que espalham informações "falsas" sobre as forças militares da Rússia podem ser presas por até 15 anos.


Alguns russos saíram às ruas para protestar contra a guerra - mas essas manifestações não foram exibidas nos principais canais de televisão estatais.


Assistindo a guerra na TV russa - uma história totalmente diferente

Mykhailo, um conhecido dono de restaurante de Kiev, não teve tempo nem disposição para assistir à cobertura da invasão na TV russa.


Quando o bombardeio da capital da Ucrânia começou, ele e sua esposa estavam se concentrando em como proteger sua filha de seis anos e seu filho bebê..

À noite, seus filhos acordavam ao som de explosões e não paravam de chorar. A família tomou a decisão de se mudar para os arredores de Kiev e depois fugir para o exterior.


Eles viajaram para a Hungria, onde Mykhailo deixou sua esposa e filhos e voltou para a Ucrânia Ocidental para ajudar no esforço de guerra.


Ele ficou surpreso por não ter notícias de seu pai, que trabalha em um mosteiro perto de Nizhny Novgorod, na Rússia. Ele ligou para o pai e descreveu o que estava acontecendo. Seu pai respondeu que isso não era verdade; não houve guerra e - de fato - os russos estavam salvando a Ucrânia dos nazistas.


Mykhailo disse que sentia que conhecia o poder da propaganda russa, mas quando ouviu de seu pai, ficou arrasado.


"Meu próprio pai não acredita em mim, sabendo que estou aqui e vejo tudo com meus próprios olhos. E minha mãe, ex-mulher dele, também está passando por isso", diz.


"Ela está se escondendo com minha avó no banheiro, por causa do bombardeio."


A mídia russa tem sido rigidamente controlada por muitos anos e os espectadores têm uma visão acrítica da Rússia e de suas ações ao redor do mundo.


"A narrativa do Estado só mostra a Rússia como o mocinho." diz a Dra. Joanna Szostek, especialista em Rússia e comunicações políticas da Universidade de Glasgow.


"Mesmo as histórias que eles contam sobre a Segunda Guerra Mundial, a Grande Guerra Patriótica, a Rússia nunca fez nada de errado. E é por isso que eles não vão acreditar agora."


A maioria dos russos, diz ela, não procura outros pontos de vista. Ela acredita que a narrativa unilateral que é altamente crítica ao Ocidente ajuda a explicar por que os russos podem ter opiniões opostas aos seus parentes nos países vizinhos.


"As pessoas que criticam a Rússia há muito tempo são apresentadas como traidoras ou agentes estrangeiros; os críticos são todos agentes estrangeiros trabalhando para o Ocidente. Então você nem acredita em sua própria filha."


Os pais de Anastasiya vivem em uma pequena vila a 20 km (12 milhas) de distância da República Popular de Donetsk, controlada pelos rebeldes. A vila ainda está sob o controle das autoridades de Kiev, mas os canais de TV estatais russos estão sempre ligados em sua casa. Eles até têm o relógio ajustado para o horário de Moscou - uma volta ao passado soviético.


Então, quando em 24 de fevereiro, Anastasiya acordou em Kiev ao som de sirenes, ela sabia como seus pais reagiriam.


“Minha mãe foi a primeira pessoa para quem liguei quando pulei da cama às cinco, desorientada. Ela ficou surpresa por eu ter ligado e parecia muito calma, quase casual", diz ela.


Anastasiya, correspondente da BBC ucraniana que se mudou para Kiev há 10 anos, ouviu bombas explodindo depois de acordar e ficou preocupada com o próximo alvo.



Anastasiya - e seu gato - saíram de casa

"Liguei para minha mãe novamente. Disse a ela que estava com medo. 'Não se preocupe', disse ela, tranquilizadora. 'Eles [Rússia] nunca vão bombardear Kiev'."


Mas eles já estão fazendo isso, respondeu Anastasiya.


"Eu disse a ela que havia baixas entre civis. 'Mas foi o que tivemos também quando a Ucrânia atacou Donbas!', ela disse, rindo. Por um momento, não consegui respirar. Ouvir minha mãe dizer isso com tanta crueldade partiu meu coração. ."


Anastasiya acredita que a imagem que a mídia russa criou é a do "exército russo glorificado" livrando a Ucrânia dos nazistas. Durante anos, ela evitou discussões políticas com os pais, mas desta vez bateu o telefone na cara da mãe.


Conversamos com Anastasiya quando ela estava viajando para longe de Kiev, depois de quatro noites em um abrigo antiaéreo. Sua mente estava em um futuro incerto.


"Há muitos pensamentos na minha cabeça agora. O que vai acontecer com todos nós? Para onde isso vai? Será que eu vou voltar? Será que vou ver meus pais novamente? Eu ainda os amo profundamente, mas algo dentro de mim se quebrou. e eu não acho que isso possa ser consertado."


Fonte: BBC NEWS


https://www.bbc.com/news/world-europe-60600487






14 visualizações0 comentário
bottom of page