Reconhecido por sua atuação no patrimônio cultural, Giba faleceu aos 57 anos após internação de urgência no Recife.
Gilberto Sobral, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco, faleceu na manhã desta quinta-feira (19), aos 57 anos. Carinhosamente chamado de “Giba” pelos amigos, ele estava internado em um hospital particular no Recife desde o último sábado (14), após ser levado às pressas para atendimento médico.
Ao longo de sua trajetória, Sobral se destacou pela dedicação à preservação do patrimônio cultural. Entre 2017 e 2022, ocupou cargos de secretário titular e executivo de Patrimônio e Cultura de Olinda, período em que coordenou dois carnavais da cidade e liderou importantes projetos de restauração e reabertura de espaços históricos. Sob sua gestão, foram concluídas a reabertura do Clube Atlântico de Olinda, a entrega do Teatro do Bonsucesso e a restauração da Casa 28. Também deu início às obras de restauro das tradicionais Bicas de Olinda e da Igreja do Bonfim.
Recentemente, em outubro deste ano, Gilberto Sobral esteve à frente de mais um marco importante: a assinatura da ordem de serviço para a restauração do Mosteiro de São Bento, em Olinda, ao lado da governadora Raquel Lyra.
Casado com o jornalista Álvaro Lopes, Gilberto era reconhecido por sua paixão pela história e cultura pernambucanas, deixando um legado de preservação e valorização do patrimônio histórico.
A família ainda não divulgou informações sobre o velório e o enterro.
Commentaires