top of page
Post: Blog2 Post
Foto do escritorO Povo Vitória

PF realiza operação contra grupo que planejou assassinar Lula, Alckmin e Moraes

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (19) uma operação para desarticular uma organização criminosa acusada de planejar os assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo tinha como objetivo um golpe de Estado para impedir a posse do governo eleito em 2022.


Denominada Punhal Verde e Amarelo, a ação planejada pelo grupo previa os ataques no dia 15 de dezembro de 2022, três dias após a diplomação de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A operação envolveu o cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e 15 medidas cautelares em Goiás, Amazonas, Distrito Federal e Rio de Janeiro.


Alvos da operação

Entre os presos estão militares ligados às Forças Especiais do Exército, conhecidos como "kids pretos", além de um policial federal. Entre os alvos identificados estão:

  • Mario Fernandes, general da reserva e ex-assessor da Presidência de Jair Bolsonaro;

  • Hélio Ferreira Lima, tenente-coronel do Exército;

  • Rafael Martins de Oliveira, tenente-coronel do Exército;

  • Rodrigo Bezerra de Azevedo, tenente-coronel do Exército;

  • Wladimir Matos Soares, policial federal.

O Exército acompanhou o cumprimento dos mandados, demonstrando cooperação com a investigação em andamento.


Detalhes do plano

Segundo a PF, o grupo monitorava Alexandre de Moraes constantemente e havia planejado criar um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise” para administrar as consequências de seus atos. A operação investigativa também revelou a estruturação detalhada do grupo para executar os ataques e provocar a desestabilização do governo eleito.

A PF segue investigando os vínculos e as intenções do grupo, enquanto reforça o compromisso com a segurança institucional e a manutenção da ordem democrática.

2 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page