Setembro Amarelo
top of page
Post: Blog2 Post

Setembro Amarelo


Estamos vivenciando o mês dedicado à prevenção do suicídio.

Segundo a Gntech, no Brasil há cerca de 12 mil suicídios por ano e a nível de mundo esse índice chega a mais de 1 milhão por ano.

São índices tão altos como esses apresentados que nos mostram a importância de ter um mês dedicado à Prevenção ao suicídio para chamar a atenção da população para a temática. É falando do assunto que poderemos ensinar pessoas sobre como detectar sinais de que alguém pode estar planejando um suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados.

Há alguns fatores que podem aumentar o risco de ideação suicida,são eles: apresentar Depressão, Transtorno afetivo bipolar, Esquizofrenia e Ansiedade são alguns desses fatores, sem deixar de falar também no fato da pessoa ser usuária de drogas ou consumir álcool. Sinais de que a pessoa pode estar pensando em suicídio: * Tocar no mesmo assunto que deixa marcas ruins e isso várias vezes ao dia; * Passar a não achar sentido na vida mais; * Apresentar grande raiva de algo ou alguém e não consegue esquecer o que gerou isso; * Se sentir um peso na vida de outros e isso acontece sem motivo aparente que indique que realmente se trata de uma verdade; * Parar de fazer atividades que antes gostava de fazer; * Falta de energia para sair de casa, sempre deixando para depois o que tem para fazer hoje; Conhece alguém que apresenta algum desses sinais? Converse com a pessoa e oriente a mesma a procurar uma ajuda Psicológica. Psicoterapia junto com a Farmacologia ajuda a reduzir os sintomas que levam a pessoa a pensar em cometer suicídio e obtendo melhora a pessoa passa a enxergar a vida e os dias de outras formas e a ideia de sucídio vai sendo deixada de lado. No Brasil temos o CVV que é o Centro de Valorização à Vida, ele funciona 24 horas por dia, basta ligar para o número 188, seu atendimento será anônimo e você terá todas as suas questões protegidas por sigilo tal qual acontece em uma consulta Psicológica. Toda vida IMPORTA!! Falar sobre o que sente será SEMPRE a MELHOR solução! Rita de Cássia de Brito Pereira Psicóloga AmorSaúde CRP 02/23855



bottom of page