TANAJURA - AS FORMIGAS AGRICULTORAS
Quem da nossa cidade nunca escutou os gritos e a correria dos jovens falando "tá caindo tanajura" kkk, algo muito popular na nossa região e que já faz parte do calendário anual popular conhecido tambem como "época de tanajura" mais o que é tanajura ?, ela come açucar ? é uma formiga ou uma vespa ? vamos saber mais sobre isso ? vem comigo.

Chamam-se saúvas ou Tanajuras as formigas-cortadeiras no Brasil, especialmente aquelas maiores do gênero Atta, insetos da família dos formicídeos. Conta atualmente com cerca de duzentas espécies, todas nativas das Américas e mais abundantes na Região Neotropical. São chamadas ainda, entre outros nomes, de saúba, formiga-cortadeira, formiga-carregadeira entre outros. No Brasil, as saúvas constam como uma das mais importantes pragas agrícolas, sendo tão abundantes e ativas nas lavouras que os primeiros colonizadores as denominavam de "o verdadeiro Rei do Brasil".

As formigas-cortadeiras cortam pedaços de folhas, que carregam para seus formigueiros a fim de criarem um fungo que constitui o seu alimento exclusivo. As folhas e outras partes de plantas (tanto mono como dicotiledôneas) cortadas pelas saúvas, depois de levadas para o interior do formigueiro servem de substrato para o cultivo de um fungo mutualista do qual as formigas se alimentam. A exata identidade deste fungo varia de acordo com as espécies envolvidas, havendo as seguintes espécies listadas: Leucogábricos gongylophorus, Attamyces bromatificus, Pholota gongylophora (Moeller).
Tipos de trabalhos na colônia

Assim como as demais formigas, a rainha (chamada nas saúvas de Tanajura) precisam voar para acasalar com os machos (içás), a fim de escavar o solo ao cair, e fundar um novo formigueiro. São estes insetos de metamorfose completa, cujo desenvolvimento inclui desde o ovo, passando por algumas mudas larvais, e finalmente uma fase de pupa até a fase adulta. Três anos depois do início do formigueiro, o formigueiro começa a produzir içás e tanajuras que compõem o voo nupcial no início do verão. Uma rainha de saúvas pode viver mais de 20 até 30 anos.
