TATU PEBA
E aí pessoal, tudo bem com vocês? Bom, pra quem me segue no Instagram pessoal, eu fiz uma enquete mês passado, sugerindo dicas dos seguidores para um novo artigo, e assim promover uma maior interação com vocês, com a intenção de fazer um trabalho de pesquisa de forma mais coletiva, ressaltando os interesses e curiosidades de vocês aqui, e assim expandirmos juntos as ideias. E gente, vou falar viu?. Foi um sucesso, eu particularmente adorei ter essa experiência de escolher com vocês ideias novas, inclusive agradeço a todos que participaram, e cada dica, sugestão de tema, citado por vocês gostaria de deixar bem claro que será usado nesse e nos próximos artigos. Cada tema citado por vocês foi esplendido. Bom, o primeiro escolhido entre as sugestões foi o Tatu Peba, muito distribuído em todo território Brasileiro, e conhecidíssimo aqui né . E aí, bora conhecer um pouco mais? Chega!

Atualmente são encontrados 21 espécies de tatus na natureza, onde 11 espécies são encontrados no Brasil, e em todo território nordestino, entre elas o Euphractus Sexcinctus, conhecido como Tatu-Peba. Mas a pergunta que não quer calar é, qual a origem desse nome hein? O nome Tatu-Peba, pelo qual essa espécie é popularmente conhecida, tem origem tupi e significa '' Tatu Chato'', em menção ao formato do seu corpo. Já a expressão " Sexcinctus" significa, em latim '' seis cintas'', que é o numero mínimo de divisões da carapaça do Tatu-Peba. Massa né?
CLASSIFICAÇÃO DO TATU-PEBA
BIOLOGIA
NOME CIENTIFICO; EUPHRACTUS SEXCINCTUS
REINO; ANIMALIA
CLASSE; MAMMALIA
ORDEM; CINGULATA
FAMÍLIA; DASYPODIDAE
SUBFAMÍLIA; EUPHRACTINAE
GENERO; EUPHRACTUS
HABITAT NATURAL O Tatu-Peba, também conhecido como tatu peludo, ou tatu cascudo ou papa defunto, é a única espécie do gênero Euphractus. Pode ser encontrado na parte leste da américa do sul, incluindo Brasil, Uruguai, Paraguai, argentina e Bolívia. Também é possível encontra-lo nas savanas Sipaliwini, no Suriname. É um animal extremamente adaptável viu galera? No brasil, é encontrado nas regiões da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata atlântica e campos sulinos.
