top of page
Post: Blog2 Post

TCU abrirá auditoria para investigar fraude no sistema financeiro do governo


O Tribunal de Contas da União (TCU) está se preparando para iniciar uma auditoria abrangente com o objetivo de apurar o caso de fraude no sistema financeiro do governo.



Segundo informações obtidas pela CNN, o tribunal ainda aguarda o compartilhamento de mais detalhes pelo Tesouro Nacional para dar início aos trabalhos.


De acordo com um informe do órgão de controle, discutido em uma reunião com técnicos no último dia 12, o Tesouro Nacional comunicou que o primeiro sinal de fraude no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) foi detectado em 10 de abril. Nessa data, o órgão começou a exigir autenticação por meio do portal do governo, uma medida que anteriormente não era necessária.


A auditoria, prevista para iniciar na próxima semana, será dividida em subgrupos dentro do TCU, coordenados pelas Auditorias de Tecnologia da Informação e Especializada em Orçamento, Tributação e Gestão Fiscal.

No entanto, para dar início aos trabalhos, o tribunal ainda aguarda mais informações por parte do Tesouro Nacional. Além disso, apurou-se que o TCU já estava conduzindo uma auditoria em um sistema de Tecnologia da Informação do Tesouro Nacional.


No dia 23 de março, a equipe de auditoria apresentou um resultado parcial ao Tesouro, evidenciando diversas vulnerabilidades. Contudo, ainda não é possível afirmar se os ataques ao Siafi estão diretamente relacionados com essa auditoria anterior.


Essa iniciativa do TCU reflete a importância de garantir a integridade e a segurança dos sistemas financeiros do governo, visando proteger os recursos públicos e garantir a transparência e a eficiência na gestão dos recursos do país.


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page