top of page
Post: Blog2 Post
Foto do escritorO Povo Vitória

Terra terá uma “segunda lua” temporária com a chegada do asteroide 2024 PT5


Neste mês, a Terra vai ganhar uma “segunda lua” temporária. O asteroide 2024 PT5, parte do cinturão de asteroides Arjuna, passará a orbitar o planeta por algumas semanas, de acordo com estudo publicado no periódico The Research Notes of the AAS. Esse fenômeno ocorre devido às perturbações gravitacionais causadas pelo Sol, que podem capturar pequenos objetos celestes em órbitas curtas ao redor da Terra.


O asteroide 2024 PT5 deve chegar a cerca de 4,5 milhões de km do planeta, deslocando-se a uma velocidade de 3.500 km/h. Diferente da Lua, que orbita a Terra há bilhões de anos, o 2024 PT5 deve permanecer na órbita terrestre por cerca de dois meses antes de voltar ao cinturão de Arjuna.


Fenômenos como este, conhecidos como "mini-luas", não são raros. No entanto, eles duram pouco tempo, geralmente menos de uma órbita completa. Em casos excepcionais, algumas mini-luas podem acompanhar a Terra por até um ano.


Apesar da curiosidade em torno do asteroide, ele não será visível a olho nu ou

com equipamentos amadores. Segundo Carlos de la Fuente Marcos, professor da Universidade Complutense de Madrid, o 2024 PT5 é pequeno e escuro demais para ser observado sem instrumentos especializados. Apenas telescópios profissionais com diâmetros superiores a 30 polegadas e detectores

avançados, como CCD ou CMOS, poderão captar a passagem da “segunda lua”.

O evento, embora passageiro, ilustra a dinâmica fascinante do sistema solar e como forças gravitacionais podem, temporariamente, transformar nosso céu noturno.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page