A Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou, nesta quarta-feira (18), um novo vídeo que exibe os destroços do submersível Titan, da empresa OceanGate, no fundo do Atlântico. O veículo submersível implodiu em junho de 2023, durante uma expedição para explorar os restos do Titanic, localizados a 3.800 metros de profundidade.
As autoridades americanas iniciaram uma audiência pública na segunda-feira (16) para investigar as causas do acidente. O processo irá abordar "eventos anteriores ao acidente, conformidade regulatória, qualificação da tripulação, sistemas mecânicos e estruturais, além da resposta a emergências e regulamentação da indústria submersível", segundo comunicado da Guarda Costeira.
Relembre o caso
O submersível Titan estava em uma missão para levar cinco tripulantes aos destroços do Titanic quando sofreu uma implosão fatal. Entre as vítimas estavam Stockton Rush, CEO e fundador da OceanGate; o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, de 19 anos; o aventureiro britânico Hamish Harding; e o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, renomado por suas explorações do Titanic.
Imagens divulgadas recentemente mostram fragmentos do submersível, incluindo o cone de cauda, que foi encontrado a alguns metros dos restos do Titanic.
Especialistas que comentaram o caso ressaltaram preocupações anteriores quanto à construção e segurança do Titan. As audiências públicas em andamento devem esclarecer as circunstâncias da tragédia e examinar possíveis falhas no projeto e na execução da expedição.
Comments